logo RCN
Notícia

Prefeitura de Joinville instala novos equipamentos para coleta de resíduos comuns e recicláveis

  • SECOM PMJ -

Com o objetivo de promover a consciência e a educação ambiental, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e em parceria com a Ambiental, vai instalar novos equipamentos de coleta seletiva e de resíduos comuns, em diferentes pontos da cidade.

Um deles é o Ecoponto, um Ponto de Entrega Voluntária de Material Reciclável (PEV), que já está instalado no pátio do Centreventos Cau Hansen, desde o início desta semana.

O Ecoponto é uma espécie de cabine com compartimentos específicos para o descarte de materiais classificados em plástico, papel, vidro e metal. Pilhas e baterias também podem ser descartadas no local.

Já resíduos como guardanapos, papel higiênico, fraldas usadas, restos de alimentos e recipientes com líquidos devem ser destinados ao lixo comum para encaminhamento à coleta convencional.

O equipamento está 24h disponível para uso da população. Os materiais são coletados periodicamente pela Ambiental, empresa concessionária do serviço de coleta de lixo na cidade, e rateados entre as cooperativas oficializadas.

De acordo com a Seinfra, o Ecoponto tem por finalidade destinar corretamente o maior volume de material pós-consumo para as cooperativas e associações de triagem de material, contribuindo para os melhores resultados da reciclagem no município.

Indicadores da Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente (SAMA), apontam que no último mês de janeiro, das 12 mil toneladas de resíduos domiciliares coletados em Joinville, apenas 596 toneladas, ou seja, 5,16%, foram destinadas à coleta seletiva.

"Estamos incentivando essa política efetiva de conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Certamente, pelo menos 10% do que é aterrado hoje, em Joinville, poderia ser reciclado", afirma a diretora de serviços da Seinfra, Janaína Teixeira.

Do ponto de vista ambiental, os Ecopontos podem fazer a diferença na melhor gestão de resíduos sólidos urbanos. Os equipamentos facilitam o descarte adequado dos resíduos recicláveis, reduzindo a exploração de novas matérias-primas e diminuindo a emissão de gás carbônico.

Já no âmbito social, o Ecoponto favorece o trabalho das cooperativas e associações de recicladores, contribuindo para a profissionalização, aumento de renda e melhores condições de vida dos trabalhadores do setor.

Contentores para resíduos comuns

Além do Ecoponto no Centreventos Cau Hansen, a Prefeitura de Joinville inciou nesta semana a mecanização da coleta convencional, instalando 30 unidades de contentores, na região central da cidade.

Neste momento, estes equipamentos serão instalados em ruas como a Rio Branco, rua do Príncipe, Visconde de Taunay, XV de Novembro, 9 de Março, entre outras no Centro de Joinville.

Com capacidade para armazenar até mil litros de resíduos comuns, os contentores de lixo visam o armazenamento adequado dos rejeitos que ficam protegidos de situações externas como a aproximação de animas, produção de chorume ou, até mesmo, da ação do vento e da chuva.

Disponíveis para toda a população, os contentores também irão beneficiar os estabelecimentos da região central, que poderão fazer o descarte correto dos seus resíduos, com segurança e higiene.

Avião da FAB chega ao Brasil após resgate na Europa Anterior

Avião da FAB chega ao Brasil após resgate na Europa

SP vai desobrigar máscara ao ar livre, mas liberação em escola ainda é dúvida Próximo

SP vai desobrigar máscara ao ar livre, mas liberação em escola ainda é dúvida

Deixe seu comentário